Tecnologia, Negocios e Informações para PME

Quando entrei na faculdade de Administração, uma das coisas que ouvi sobre administração e que me chamou mais atenção, foi as funções de um administrador.

Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador, sendo elas: planejar, organizar, controlar, coordenar e  comandar.

E ai fui vendo a perfeição da administração na Teoria, tudo em nossa volta gira em torno destes 4 quesitos, sendo o planejamento o pilar que determina o sucesso que terá nossas decisões: pessoais, emocionais, profissionais e empresariais. Como o maior problema das pessoas hoje em dia é a falta de planejamento vou discorrer um pouco sobre o assunto que tem levado algumas pessoas/empresas  a se endividar, comprar mais caro ou até mesmo ter prejuizos por não fazer planejamento.

Planejar: “definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos” (ARAÚJO, 169, 2004), ou como “ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório.” (MAXIMIANO, 105, 2002).

O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados. (Wikipedia)

Assim, Planejamento é uma ferramenta administrativa que propociona construir um referencial do futuro e das possibilidade e avaliar os caminhos a se tomar, exitem 3 tipos de Planejamento:

Planejamento Estratégico: Neste, se  considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.

Planejamento Tático: Aqui , a atuação é em cada área funcional da empresa, seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo.

Planejamentos Operacional: Processo específico requerido nos níveis inferiores da organização, apresentando planos de ação ou planos operacionais. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades rotineiras da empresa, portanto, os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: